A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC-SC) realizou na noite de sexta-feira (25) a formatura de 27 alunos da 7ª edição do Curso de Técnicas Operacionais Penitenciárias (TOP) no Complexo Penitenciário do Estado (COPE), em São Pedro de Alcântara.

“Cada vez mais importante para o sistema prisional, a especialização em técnicas operacionais contribui para a qualificação e o diferencial do agente penitenciário nas ações práticas do dia a dia da gestão prisional. Esta formatura é mais uma grande conquista do sistema penitenciário catarinense”, enfatizou o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.

Já em sua 7ª edição, o Curso de Técnicas Operacionais Penitenciárias (TOP), desenvolvido pela Academia de Justiça e Cidadania (ACADEJUC-SC), é uma capacitação avançada para agentes penitenciários visando aprimoramento técnico e controle psicológico para atuação em intervenções táticas, escoltas e operações penitenciárias externas. Entre os 27 alunos, um é agente socioeducativo de SC, três são agentes penitenciários do Acre e dois do Rio Grande do Sul, comprovando o reconhecimento da política de aperfeiçoamento implantada em Santa Catarina.

Importante destacar que a partir de agora o curso TOP serve como pré requisito para o Curso Avançado de Intervenção Tática em Recinto Carcerário da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE/DF), vinculada a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (SESIPE). “É mais uma conquista do sistema penitenciário de SC, a DPOE/DF é referência nacional na formação e treinamento de grupos de intervenção penitenciária em todo o Brasil”, explica o Secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.

Desde 2011, mais de 10 mil servidores já foram capacitados pela ACADEJUC nos mais variados cursos. Ainda este ano serão realizadas mais duas edições do TOP, com agentes de nosso estado e servidores dos sistemas penitenciários de outras regiões do Brasil.

Além do Secretário da Justiça, Leandro Lima, participaram da cerimônia de formatura o Diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional (DEAP-SC), Deiveison Querino Batista; o Diretor do Departamento Estadual Socioeducativo (DEASE-SC), Zeno Tressoldi; e o agente penitenciário Jadson Valério Mendonça, representando o Diretor da ACADEJUC, Rafael Fachini; e demais diretores, gerentes e servidores.

Curso TO CAPA

Curso TO 1

Curso TO 2

Curso TO 3