O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou na tarde desta terça-feira, 18, na Penitenciária Sul em Criciúma, uma solenidade para a entrega de certificados que atestam a experiência profissional dos reeducandos que cumprem pena nas penitenciárias de Criciúma.

Para a Penitenciária Sul foram entregues 35 certificados de montador de esquadrias de alumínio; 6 de operador de águas e efluentes; e um apenado escritor terá o seu livro publicado. Na Penitenciária Feminina de Criciúma foram distribuídos 35 certificados de boas práticas de manipulação de alimentos; 20 do projeto Empoderando mulheres no cárcere, que correspondem às atividades de coral, artesanato e ciclo de palestras.

A avaliação dos reeducandos, onde foram avaliadas as competências e habilidades no ambiente de trabalho e o desenvolvimento de cada etapa, iniciou no dia 11 de novembro e encerrou nesta terça-feira com a entrega de certificados. “É uma grande oportunidade de reeducação. Além disso, sair com um documento de qualificação profissional poderá facilitar a entrada no mercado de trabalho”, destaca a diretora da Penitenciária Sul, Maira de Aguiar Montegutti.

Estavam presentes na solenidade a Reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider; o Diretor do campus Criciúma, Lucas Dominguini; o Pro Reitor de Extensão, André Dalla Possa; a Diretora da Penitenciária Sul, Maira de Aguiar Montegutti; o Coordenador de Educação Prisional, Max Mello, e a representante do Departamento de Administração Prisional (DEAP), Josiane Melo; professores e servidores do IFSC e das penitenciárias Sul e Feminina.

IFSC Atetado 1

IFSC Atetado 2

IFSC Atetado 3