A Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristovão do Sul, inaugurou na manhã desta terça-feira, 11, dois importantes espaços: um amplo auditório com mais de 50 lugares para eventos e formaturas e um moderno “show room” de 360 metros quadrados para exposição permanente dos produtos fabricados pelos reeducandos que trabalham nas empresas conveniadas dentro penitenciária, que é considerada um marco da política de ressocialização do sistema prisional de Santa Catarina, com 100% dos presos trabalhando e 50% estudando.

“São espaços muito importantes que irão aproximar ainda mais a penitenciária da comunidade, uma vez que o “show room” poderá ser visitado por familiares, estudantes, empresários e demais membros da sociedade, além prestar uma homenagem aos colegas agentes penitenciários que muito contribuíram para esta unidade prisional”, ressalta o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.

O auditório recebeu o nome do agente penitenciário Daniel Weber Pedroso que trabalhou na unidade durante 26 anos como plantonista e chefe de turma; e o “show room” foi uma homenagem a agente penitenciária Marlene Palhano Telles que durante 21 anos dedicou-se as atividades administrativa da Penitenciária. “A construção do auditório e do “show room” é um ato de gratidão aos profissionais e amigos homenageados que serão permanentemente lembrados”, destaca o Diretor Vladecir de Souza Santos, que aproveitou a solenidade para entregar para as autoridades o Relatório de Indicadores de Gestão, versão 2018, com todos os dados de gestão da Penitenciária.

Além do Secretário da Justiça, Leandro Lima; e do Diretor da Penitenciária, Vladecir de Souza Santos; participaram da solenidade o Diretor do DEAP, Deiveison Querino Batista; o deputado estadual Nilson Berlanda, o juiz da Vara de Execuções Penais da região, Dr. Juliano Schneider de Souza; a promotora da Vara de Execuções Penais, Dra. Daniela Moritz; representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros; vereadores e demais autoridades.

Prêmio “Boas Práticas” - A Penitenciária da Região de Curitibanos conquistou em 2018 o 2º lugar do prêmio “boas práticas” em gestão pública da Udesc/Esag, na modalidade qualidade na gestão pública (categoria estadual). O projeto “Uma nova perspectiva de vida para o reeducando do sistema prisional” mostra a implementação de políticas de trabalho e educação para os reeducandos que cumprem pena na unidade prisional.

A unidade prisional conta com 19 mil metros quadrados de área com pavilhões industriais. São mais de 800 reeducandos desenvolvendo atividades laborais de agricultura; pecuária; ovinocultura, madeireira; produção de estofados, brinquedos, peças automotivas, artefatos de cimento, palitos; cabos de vassouras, além de serviços de limpeza e conservação de praças e vias públicas.

Capa Curitibanos

1 Curitibanos

2 Curitibanos

3 Curitibanos

4 Curitibanos