O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, participou na tarde desta terça-feira, 26, da abertura do III Encontro Nacional das Corregedorias dos Sistemas Penitenciários. O encontro tem como objetivo promover debates e diretrizes necessárias para a construção e o fortalecimento das corregedorias estaduais no sistema penitenciário. O evento contou ainda com a presença do Corregedor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Paulo Rodrigues da Costa; entre outras autoridades.

O secretário da Justiça e Cidadania Leandro Lima fez questão de destacar que a ação correcional diária no Sistema Penitenciário é uma ação estratégica que garante a boa gestão pública. “Em Santa Catarina, temos uma ação diária correcional competente, legalista e independente de acordo com ordenamento jurídico”, resumiu.

O Corregedor-geral, Paulo Rodrigues da Costa, falou da importância da capacitação das corregedorias estaduais em parceria com o DEPEN, por meio da Escola Nacional de Serviços Penais – ESPEN. “É fundamental o fortalecimento dos sistemas correcionais no âmbito penitenciário”, ressaltou. Já a Corregedora Setorial das Áreas de Justiça e Cidadania, Stefanie Groenwold Campos, explicou em sua palestra a atuação da Corregedoria-Geral da União no fortalecimento do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal.

A cerimônia de abertura foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania em Florianópolis/SC e o encontro acontece até sexta (29). O secretário Leandro Lima aproveitou a abertura do Encontro para convidar a todos para a Mostra Laboral Nacional do Sistema Prisional que acontecerá de 24 a 26 de julho, em Florianópolis, e reunirá em um único espaço os produtos fabricados pelos reeducandos dentro das unidades prisionais catarinenses e de todo o Brasil.

Corregedores Capa

Corregedores 01

Corregedores 02